domingo, 23 de outubro de 2011

BALNEÁRIO BARRAGEM DAS ALMAS - Rio Fanado (Minas Novas/MG)

     Localizada na área central da Mesorregião do Jequitinhonha, a bacia do Rio Fanado está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, principal afluente da margem direita do Rio Jequitinhonha. A bacia engloba os municípios de Capelinha, Turmalina, Angelândia e Minas Novas, sendo que a Barragem Cruz das Almas está localizada no território deste último, a quatro quilômetros da sede do Município.
     Enfim, a Barragem Cruz das Almas está localizada no Rio Fanado, Bacia do Rio Jequitinhonha, no Município de Minas Novas, distante 500 km a nordeste de Belo Horizonte, a capital das Minas Gerais.
     O Balneário da Barragem Cruz das Almas teve sua obra iniciada em 1951 e concluída em 1954. Tinha como principal objetivo a geração de energia elétrica. Constitui-se de uma pequena usina e é até os dias atuais operada pela Prefeitura Municipal de Minas Novas. Atualmente não ocorre geração de energia na mesma, fato este que se verifica devido ao desgaste natural e à falta de manutenção de todo o sistema eletromecânico responsável pelo funcionamento dos geradores ali instalados.
     Hoje a “Barragem das Almas”, como é conhecida popularmente, é considerada ponto de lazer e turismo pela população local e regional, sendo tombada pelo Município desde o ano de 2003, pelo Decreto Municipal nº 44 de 02/06/03. Nos finais de semana, segundo dados locais, o local chega a receber aproximadamente 3.000 pessoas. Todo esse complexo é formado por um balneário com 02 (dois) bares e 05 (cinco) casas residenciais, além de toda infra-estrutura apta ao acolhimento turístico, como praças, duchas artificiais, palco musical, banheiros, estacionamento, área para churrasco e para camping, dentre outros.
A “Barragem das Almas” constitui-se, na sua essência, de uma barragem em pedra argamassada, com comprimento total de 80,0 m de comprimento por 6,0 m de altura, com perfil vertente na parte esquerda (vertedouro de crista livre com comprimento de 50,0 m), e duas comportas de descarga de fundo como 0,80 x 0,80 m (largura/altura) de dimensões.
     Observa-se que a barragem é apoiada sobre rocha sã de boa qualidade, conforme se pode ver pelas fotos a jusante de estrutura. Não há desenhos ou plantas originais referentes ao projeto ou construção da usina, não podendo assim, ser identificado, se houve algum tratamento especial na fundação quando da sua construção.
     O circuito hidráulico de geração de energia localiza-se na margem direita e é composto por 130 m de canal de adução, por onde a água é conduzida até atingir a câmara de carga, e finalmente o conduto forçado (unidade geradora), para então, ser restituída ao Rio Fanado. A tomada d’água do canal de adução é uma estrutura em concreto, possuindo uma grade metálica e uma comporta de madeira com comando mecânico manual (utiliza-se de uma manivela). O canal possui um comprimento de 130,0 m, seção retangular com altura variando de 1,0 a 1,3 m. Possui as paredes e laje de fundo em concreto armado em toda a sua extensão, com extravasador lateral no trecho final da parede esquerda, com abertura de 10,0 m, aproximadamente.
     A câmara de carga da barragem foi construída em concreto e compõe parte da parede montante da casa de força. Do seu lado esquerdo existe um extravasador lateral em crista livre de aproximadamente 10,0 m de comprimento e uma descarga de fundo para descarga de areia com comando manual através de volante.
     A casa de força apresenta estrutura em alvenaria, com uma área construída de aproximadamente 63 m². No seu interior abriga sua unidade geradora, sendo esta uma única Unidade Geradora de eixo horizontal, de 200 kVA, com seus equipamentos auxiliares, com queda útil de 6,0 m. Possui uma tomada de água através de um pórtico metálico e uma comporta, com comando mecânico manual por manivela, localizado na parte superior. E saída de água com canal de fuga em trecho inicial em muro de pedra argamassada e trecho final em terreno natural.
     A “Barragem das Almas” possui acesso principal em via pavimentada e em bom estado de conservação, característica semelhante às vias localizadas no interior da mesma.






   

Nenhum comentário:

Postar um comentário